Fim de tarde.. Praia de Alvor

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Hoje...

Hoje o mar foi apenas o mar
e a areia apenas a areia
Hoje não houve luz
nem gaivotas a voar.

Hoje não houve amanhã
Nem sorrisos,
Nem areias prateadas
Hoje nem o sol me aqueceu.

Hoje na minha praia
Não houve poesia,
Nem sorrisos
Nem crianças que riam....

Hoje na minha vida
estava o mar, o céu,
e os meus sonhos
que partiam.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sabes...

Sabes
a vida não é uma paixão
é um lamento,
não é uma pagina garrida
de um jornal á toa.
É talvez uma nuance esbatida,
uma folha cinzenta
com uma letra colorida.

Sabes
A vida é apenas
o vôo de um passaro,
Não é um céu imenso
é uma gota d´agua
é um lenço que se assena
para alguem que vai de partida.

Sabes...
A vida não é uma paixãp,
é apenas uma despedida!

Negro

Eu sei,
eu gosto do negro, da morte
do silencio....
Eu gosto de pensar até doer
Eu gosto da minha sorte!

Se é sorte
chorar sem ninguem ver
Amar-te e sofrer
Se é sorte
Sonhar e nunca ter
se isso é sorte...

Então, veste-te de negro!

Poesia

Um poema
é um momento
um flash de luz
um pensamento

Pode ter dor
Alegria
Amor
e até poesia

Um poema
é um segredo
que se cala bem fundo
é uma chama
é um mundo

Não é nada
a poesia
é apenas
a nossa alma
vazia!

Perdoa Jesus

Meus olhos
Perdidos
Nos fundos de sonhos remotos
Perfumes suaves
Das brancas violetas
Distantes dos anos
Meus labios
Tremendo
Sonhando formas de labios
com outros contornos
Meus abraços
em Cruz (Perdoa Jesus!)
sentido o apelo distante
e vago
dos teus afagos
Meus dedos
inertes
Para ternuras tantas
Aos dedos que eu queria
e estão tão distantes
Meus pés
já cansados
pisando
com dor
de rosas e espinhos,
ou lirios, Senhor?
Sorris-te
e puses-te
sobre os meus ombros nus
o peso inteiro
da mais bela Cruz!
(7-1986)

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Silêncio

Como é boa esta calma
este direito de pertencer só á tua mente
de poder sentir
sem tocar
de saber que nos proteje
que nos mostra o caminho...
Esta calma, esta suavidade
que nos leva a não falar
só ouvir que te pertenço,
Silêncio!
Esta intenção, esta segunda intenção
como é comovente
o direito de se ser de si mesmo
de falar sem mexer os lábios
de compreender sem falar
de poder o que se pensa...
Que leva a esta ligação
ao prazer supremo da felicidade
Sinto invadir-me um contentamento
de saber aproveitar até ao fim
Silêncio...

Silêncio palavra tao dura e tao doce
apenas uma palavra
Silêncio....

As manhãs

Sei que um dia hei-de procurar nas manhãs,
apenas a frescura das manhãs,
Com cais desertos e gaivotas longe
com barcos nas viagens das mãos
com espuma nos cabelos....

Sei que um dia diremos nas palavras
os horizontes libertos de mentiras
e a brisa habitará nos nossos olhos
como um oceano  
e os homens serão claros
na dureza dos seus passos

Talvez esse seja o dia
em que aa pessoas sejam apenas pessoas
e os pássaros apenas os pássaros....